19 de mar. de 2011

"Você deve" - Com licença?

Estranho como muitos parecem esquecer que quem manda na minha vida sou eu. Claro, nossa sociedade é cheia de regras, afinal a vida seria um caos se não tivéssemos leis! Ainda assim, há escolhas pessoais sobre as quais ninguém deveria dar pitaco de forma autoritária. Uma frase específica que me irrita é "você deve". A todo lugar que vamos, recebemos "você deve aprender a economizar", "você deve ser generoso com todos", "você deve colocar a natureza em primeiro lugar". Bom, e se eu quiser aproveitar o dinheiro que tenho? E se eu escolher ser generosa apenas com quem merece? E se eu colocar minha felicidade e a de quem eu amo em primeiro lugar?
Essas influências que nos moldam como objetos e nos intimidam a seguir o que está na moda do "dever" me apavoram. A minha vida é muito minha para eu desperdiçar com obrigações imaginárias, com pressões sociais. O mais importante é entendermos que seguir normas da sociedade é uma coisa e seguir normas sociais é outra completamente diferente. Para um bom convívio, não dá para cada um fazer o que bem entender: devemos trabalhar para contribuir para o desenvolvimento do nosso lugar, devemos nos colocar na pele dos outros e aceitar a democracia, devemos ajustar nossas vontades ao que a Constituição nos autoriza. Entretanto, quando se trata de nossas posições e metas íntimas dentro da sociedade, é terrivelmente sufocante tentarmos absorver os deveres defendidos pelo senso comum. Além de ser completamente "anti-felicidade"! É essencial termos consciência suficiente para filtrarmos o que recebemos no cotidiano.
Assim sendo, tire esse peso inventado que machuca suas costas: não é um dever seu aceitar todas as mensagens e opiniões apaixonadas que encontra nem acatar decisões que não condizem com seus desejos. Um segredo: é muito mais gostoso quando nos liberamos para dizer vários "não devo não" a imposições desnecessárias com um sorriso decisivo no rosto. E não tenha medo de afirmar que, quando puder decidir, você escolherá ser feliz (:

2 comentários:

  1. Dooooona Clara!
    "Você deve" escrever mais para o seu blog! hehe

    sinto sua falta por aqui

    ResponderExcluir
  2. pois ééééé, eu seeeeeei! escrevi um monte já, mas sempre esqueço de postar :B amanhã ou quinta prometo que posto! já tenho o título ("amor= dependência emocional?"), então não tenho desculpas, rere
    beijinhos, saudades demaaaaaaais ://

    ResponderExcluir

Critique, sugira, aumente meu ego!