17 de jun. de 2010

Talento

Hoje, durante a minha aula de dança, eu comecei a pensar sobre as pessoas talentosas. Explico: estava eu lá, bem de boa, fazendo os exercícios quando ouço minha colega (sem citar nomes) falar: "Isso é pra quem tem talento! Quem não tem, nunca vai conseguir fazer esse giro com rapidez e ainda perfeito". Ok, eu era uma que não conseguia fazer o tal giro, mas ainda acho que não é bem assim. Para mim, talento é uma coisa que não adquirimos, nascemos com. Porém, acho que é possível uma pessoa dedicada conseguir fazer e talvez até sair-se melhor do que uma talentosa faz/se sai, em alguns pontos. Bem, às vezes uma pessoa com talento esquece-se de que esse dom não é a única coisa que conta para que ela se saía bem nos desafios! Afinal, uma bailarina pode conseguir fazer 5 piruetas seguidas, mas ter uma energia emocional fraca comparada a dançarina esforçada, que explode felicidade de ter conseguido algo que treinara meses com muito mais amor do que a talentosa. Claro, a outra conseguira em 2 dias de ensaio o feito, mas a alegria era a mesma da que conseguiu com esforço? Provavelmente não. Não digo que quem tem talento deveria ser desvalorizado, obviamente não! Essa pessoa deve aproveitar todo seu talento muito satisfeita, mas sem esquecer-se da humildade e de ser feliz com aquilo que sabe. E se não for, não obrigar-se a se basear somente no que tem facilidade, buscando expandir seus conhecimentos, descobrindo o que lhe traz o que parece faltar. Quanto aos esforçados, acredito que tanta dedicação deveria ter seu valor observado também! Não pode-se esquecer de que quem procura, acha e quem quer, se move e consegue. "Yes, YOU can" :)

2 comentários:

  1. Eu penso que o trabalho duro pode superar a genialidade, e algo conseguido com esforço pessoal é muito melhor do que algo conseguido simplesmente pq vc nasceu conseguindo fazer isso... o/ "rock lee lifestyle"

    ResponderExcluir

Critique, sugira, aumente meu ego!